Menino negro de apenas 10 anos tem mochila da escola destruída em SC e mãe acusa racismo: “não aguento mais!”
Mãe denuncia ataque racista contra seu filho de 10 anos em escola de Joinville (SC), onde a mochila da criança foi cortada por colegas.
Por Equipe Jornal Razão·9 jul 2025·4 min de leitura·Atualizado há 1 ano
Foto: Reprodução
Publicidade
Uma mãe utilizou as redes sociais para denunciar episódios de racismo e bullying sofridos pelo filho William, de apenas 10 anos, em uma escola de Joinville, no Norte de Santa Catarina. Segundo ela, o menino tem sido vítima constante de ataques motivados pela cor da pele, e agora até mesmo seus pertences pessoais estão sendo destruídos.
A mãe relatou estar profundamente abalada com a situação e afirmou que essa não é a primeira vez que o filho enfrenta preconceito. Em um dos primeiros casos registrados, ela estava presente quando uma senhora fez comentários racistas contra William, ocasião em que ela reagiu prontamente para defender o menino.
Publicidade
Mas, agora, o problema se agravou dentro da escola. Nas últimas semanas, a mochila escolar da criança, recém-comprada com o tema de “Cavaleiros do Zodíaco”, foi cortada propositalmente por outros alunos, repetindo um ato já ocorrido anteriormente. Indignada, a mãe compartilhou imagens da mochila destruída e destacou que o vandalismo não é apenas um ato de bullying, mas também um sinal preocupante do racismo presente no ambiente escolar.
“O William não sabe como se defender sozinho, ele é uma criança inocente. O perigo pode estar em qualquer lugar e eu me sinto impotente como mãe, vendo tudo isso acontecer sem providências. E se essa tesoura fosse usada para ferir meu filho?”, questionou, emocionada.
A situação se agravou ainda mais diante da postura da direção escolar. William chegou a procurar a diretora da unidade para informar sobre os danos à mochila. A criança afirmou à mãe que, ao relatar o ocorrido, teria sido tratada com desconfiança pela direção. Em outro momento, a mãe tentou conversar com a orientadora pedagógica, mas recebeu como resposta que o assunto seria resolvido no dia seguinte.
“Eu estou cansada dessa situação, e se estou vindo às redes sociais é porque quero justiça para meu filho. Não é justo que nós, pais, trabalhemos tanto para dar o melhor para ele e uma criança mal educada e preconceituosa possa fazer isso impunemente. Cadê os pais dessa criança?”, cobrou.
Publicidade
O caso repercutiu rapidamente nas redes sociais, gerando indignação entre outros pais e moradores da cidade. Até o momento, nem a escola nem a Secretaria Municipal de Educação de Joinville emitiram uma nota oficial sobre o caso.
🔍 Veja também
📸 Galeria JR20 fotos
O recorde histórico: 3,5 toneladas de cocaína apreendidas entre Navegantes e Blumenau (Foto: Divulgação) — LEIA A MATÉRIA
O recorde histórico: 3,5 toneladas de cocaína apreendidas entre Navegantes e Blumenau (Foto: Divulgação) — LEIA A MATÉRIA
O recorde histórico: 3,5 toneladas de cocaína apreendidas entre Navegantes e Blumenau (Foto: Divulgação) — LEIA A MATÉRIA
Traficante de Jaguaruna foi preso pela PMSC com ‘arsenal de drogas’ em Criciúma (Foto: Divulgação) — LEIA A MATÉRIA
Traficante de Jaguaruna foi preso pela PMSC com ‘arsenal de drogas’ em Criciúma (Foto: Divulgação) — LEIA A MATÉRIA
Procurado pela Interpol, homem foi preso em Itajaí com estoque de emagrecedores (Foto: Divulgação) — LEIA A MATÉRIA
‘Achou que passava’: professora foi presa ao tentar entrar com 1,6 kg de drogas em penitenciária (Foto: Divulgação) — LEIA A MATÉRIA
GAECO fechou o cerco no Planalto Norte de SC em investigação sobre crime contra adolescente (Foto: Divulgação) — LEIA A MATÉRIA
Operação mirou esquema de boletos falsos que causou prejuízo de R$ 2 milhões (Foto: Divulgação) — LEIA A MATÉRIA
PM prendeu o segundo suspeito e recuperou todos os celulares furtados de loja em Itapema (Foto: Divulgação) — LEIA A MATÉRIA
Foragido há anos após saidinha, traficante de Camboriú foi preso com carga de drogas (Foto: Divulgação) — LEIA A MATÉRIA
Cão farejador da PRF encontrou 581 kg de maconha escondidos em carreta no Oeste de SC (Foto: Divulgação) — LEIA A MATÉRIA
Adolescente de 15 anos flagrado traficando pela 6ª vez em Palhoça (Foto: Divulgação) — LEIA A MATÉRIA
Adolescente de 15 anos flagrado traficando pela 6ª vez em Palhoça (Foto: Divulgação) — LEIA A MATÉRIA
Traficante da operação recorde foi preso pela PMSC (Foto: Divulgação) — LEIA A MATÉRIA
Traficante da operação recorde foi preso pela PMSC (Foto: Divulgação) — LEIA A MATÉRIA
Foragidos presos no Vale do Rio Tijucas (Foto: Divulgação) — LEIA A MATÉRIA
Veículo elétrico adulterado apreendido após fuga de fiscalização (Foto: Divulgação) — LEIA A MATÉRIA
PRF apreendeu quase meia tonelada de cocaína na BR-101 em Joinville (Foto: Divulgação) — LEIA A MATÉRIA
PRF apreendeu quase meia tonelada de cocaína na BR-101 em Joinville (Foto: Divulgação) — LEIA A MATÉRIA