Um ponto de ônibus que antes chamava atenção pelo acúmulo de pichações, cartazes, propagandas e divulgações militantes dentro da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ganhou uma aparência completamente diferente após ser limpo. A mudança surpreendeu um estudante, que registrou o resultado em vídeo neste domingo (23), no Campus Trindade, em Florianópolis.
O registro foi feito no ponto de ônibus 002, localizado na Avenida Reitor Luiz Carlos Cancellier de Oliveira, ao lado do Centro de Desportos (CDS). Nas imagens, o abrigo aparece limpo e sem o volume de materiais que anteriormente ocupava a estrutura.
Ao chegar ao local, o estudante não escondeu a surpresa com a diferença. “Cheirinho de banheiro limpo”, brincou enquanto mostrava o resultado da higienização.
A conservação dos pontos de ônibus dentro da UFSC virou assunto nas redes sociais nos últimos meses. Desde abril, estudantes passaram a organizar ações de limpeza em abrigos do Campus Trindade, retirando cartazes, propagandas, pichações e diferentes tipos de divulgação acumulados nas estruturas.
Uma das ações de maior repercussão foi realizada por estudantes ligados ao movimento Direita UFSC em um ponto próximo à Reitoria. O grupo registrou a retirada de materiais e a limpeza da estrutura, e as imagens acabaram ganhando grande circulação nas redes sociais.
A discussão não parou por aí. Outros pontos também receberam intervenções, e a Prefeitura de Florianópolis chegou a executar serviços de limpeza em alguns abrigos dentro da universidade.
Agora, uma parceria entre a UFSC e a CDL de Florianópolis prevê ampliar ações de zeladoria no campus. Entre os serviços discutidos estão limpeza e capina de calçadas e meios-fios, organização de estacionamentos, recuperação de bancos, pintura de faixas de pedestres, sinalização de vagas para pessoas com deficiência e melhorias no paisagismo.
Meses depois de os pontos de ônibus entrarem no centro do debate sobre conservação dos espaços da universidade, o novo vídeo mostrou uma cena bem diferente daquela que motivou as primeiras ações: um abrigo limpo, organizado e que chegou a render elogio até pelo cheiro deixado após a faxina.














