Previsão marca neve para esta semana em SC

Para os amantes do frio, a notícia é boa: deve vir neve por aí!

Previsão marca neve para esta semana em SC

Eduarda Demeneck

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Santa Catarina pode ter neve pela primeira vez no inverno nesta semana, segundo a Defesa Civil do Estado. O fenômeno, que precisa estar aliado a um tempo instável e temperaturas baixas, deve acontecer entre quinta (18) e sexta-feira (19). 

De acordo com o meteorologista do órgão, Caio Guerra, com essa combinação, a umidade pode ser transformada em flocos de neve.

— Por enquanto, [tende a ser] algo mais superficial mesmo, localizado. Mas é um pouco cedo para afirmar. Tem bastante incerteza com tantos dias de antecedência — afirmou.

Caso a previsão se confirme, essa será a primeira neve do inverno de 2022 em Santa Catarina. Em maio, durante o outono, o fenômeno foi registrado durante dias na Serra Catarinense.

Até o domingo (14), a condição se limitava às áreas mais altas da região serrana.

Instabilidade no tempo

Santa Catarina deve registrar nesta segunda-feira (15) rajadas de vento de até 65 km/h, de acordo com a Defesa Civil. A condição, segundo o órgão, antecede a passagem de uma frente fria, que tende a deixar o tempo instável, e deve ser a onda de frio mais forte do ano.

— A semana será de tempo instável, com alguns sistemas contribuindo para provocar chuva, rajadas de vento. Semana passada, o ciclone provocou chuva persistente, canalizando a chuva na região por muito tempo, o que provocou volumes altos. Essa semana, como as instabilidades passam mais rapidamente, a chuva não deve ser tão persistente e volumosa — antecipou Guerra.

Fonte: NSC Total