Polêmica em Tijucas: governo de SC diz que erro foi do Hospital de Penha

A Prefeitura de Tijucas se manifestou sobre a triste situação dos diversos moradores de Tijucas que aguardavam cirurgia e descobriram que o procedimento não seria realizado.

Polêmica em Tijucas: governo de SC diz que erro foi do Hospital de Penha

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Após a triste situação dos diversos moradores de Tijucas que aguardavam cirurgia e descobriram no local que o procedimento não seria realizado, a Prefeitura de Tijucas se manifestou sobre a situação e emitiu uma nota de esclarecimento.

Relembre o caso

Confira o pronunciamento:

"Em virtude do cancelamento de agenda para cirurgias de catarata que haviam sido agendadas para 101 pacientes de Tijucas, a Administração Municipal de Tijucas, através da Secretaria municipal de Saúde esclarece que:

- Nas primeiras horas desta segunda-feira (8) o prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha promoveu reunião com a responsável pelo setor de regulação do município, Lilian Poli Sgrott para apurar os fatos que ocasionaram a suspensão dos atendimentos previsto para este domingo no município de Penha.

- No mesmo momento o prefeito entrou em contato com o secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto e com responsáveis pelo setor de regulação do Estado. A deputada estadual Ana Paula da Silva (Paulinha) também foi acionada para intermediar os contatos com o governo do Estado a fim de elucidar o caso e buscar as providências necessárias.

- Em resposta aos questionamentos de Tijucas, a Secretaria de Estado da Saúde emitiu uma nota oficial relatando que:

“No caso específico ocorrido, houve um equívoco administrativo do próprio hospital no remanejamento de pacientes agrupados, agendando muito mais pacientes do que a capacidade de atendimento para aquele dia na unidade.

A Secretaria de Estado da Saúde foi informada e, tão logo que tomou conhecimento, realizou ações de forma a diminuir o prejuízo aos pacientes que fizeram o deslocamento com a expectativa de realizar as consultas e procedimentos. Com isso, aqueles que tinham consulta agendada foram remanejados para o dia 11 de agosto, nesta próxima quinta-feira, e cirurgias serão agendadas entre os dias 14 de agosto e 17 de setembro”, diz um trecho da nota.

- Assim como já aconteceu em mutirões anteriores, os pacientes que necessitarem de deslocamento poderão fazer agendamento no setor de transportes da secretaria municipal de Saúde.

- A Administração Municipal de Tijucas lamenta o ocorrido e agradece ao Governo do Estado pela presteza na busca de soluções e pela agilidade no reagendamento destes pacientes. Em caso de dúvidas, o paciente pode entrar em contato com a secretaria de Saúde de Tijucas ou diretamente com a equipe de regulação da unidade de saúde do seu bairro."