nas-redes.png

EDIÇÃO IMPRESSA

Sexta, 06 de dezembro

Capa
Capa

EDIÇÃO IMPRESSA


SEMELHANÇAS

Uma pérola paraguaia às margens do Rio Paraná

A Zona Franca da cidade surpreendeu nossos viajantes

Por Pedro, Cris e Narbal Andriani

Uma imensa ponte descortinava-se no horizonte, cruzando um verdadeiro mar de água doce. O imenso e caudaloso rio era o Paraná, ou o grande Paranazão, como muitos costumam chamá-lo, já que este gigante é o segundo maior rio da América do Sul, perdendo apenas para o insuperável Amazonas. O segundo da América do Sul chega a ter quase 5000 km de extensão, distância um pouco menor que todo o percurso de nossa viagem pelas missões jesuíticas.

Grandezas de lado, no horizonte, junto à margem direita do rio, enormes prédios despontavam no horizonte, prenunciando a cidade de Posadas, capital da província de Missiones. Entretanto, o mais interessante estava no outro lado da margem. A ponte que é de concreto, estaiada e de cimento, levou nosso pensamento para outra conexão já conhecida por nós, também por muitos dos brasileiros.

Após os trâmites da migração, parecia que tínhamos cruzado a famosa Ponte da Amizade, entre Foz do Iguaçu e Cidade Del Leste. Sim, Encarnacion, a 10ª maior cidade do Paraguai, também tinha uma forte zona franca. Felicidade para nosso pequeno Pedro, já que seu aniversário se aproximava. É fato, que a bagunça e a barganha inerente a esses centros nos assustaram de início. Contudo, logo descobrimos que a cidade de Encarnacion ia muito além do que seu bairro comercial.

Com alguns endereços chegamos à cidade propriamente dita. E, imaginem só a ótima surpresa que tivemos: Encarnacion é uma das cidades mais seguras não só do Paraguai, como de toda América Latina, super organizada e com uma orla às margens do grande Paraná, de fazer inveja a qualquer zona costeira brasileira, por exemplo.

Canais turísticos 

Com um ótimo contato em mãos, chegamos a Olga Fischer, diretora de Turismo do Distrito de Itapuã, algo semelhante ao secretário de Turismo de algum estado brasileiro. E para nossa sorte, a maioria absoluta das missões no Paraguai encontravam-se neste distrito. De um profissionalismo de chamar atenção, fez praticamente todo nosso roteiro pelo Paraguai, dando todo o suporte necessário para que nosso trabalho fosse extremamente bem feito. E este roteiro, incluía, além de guias e pessoas extremamente capacitadas a nos passar informações sobre toda a região, hotéis e restaurantes que, sem sombra de dúvidas, compensavam toda a correria diária na coleta de informações e imagens.

Em Encarnacion, também descobrimos uma semelhança com o Brasil, que jamais imaginaríamos existir por lá. Na linda avenida Costaneira ficamos conhecendo um gigantesco sambódromo, que promove, pasmem vocês, o quarto maior carnaval da América do Sul, depois do Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco. Encarnacion entrou definitivamente num roteiro, que com certeza teremos vontade de voltar algum dia.

Caminhando sob uma fresca brisa, em um entardecer de tirar o fôlego no mar de água doce do Paraná, não víamos a hora de conhecer esse caloroso País, lugar de origem de toda a grande Nação Guarani. Que o diga o Santo Roque Gonzáles, fundador da cidade e um dos maiores padres de toda a grande utopia chamada Missões Jesuíticas.

Até a próxima 

Gratidão

Agradecimento todo especial a Olga Fischer, diretora de Turismo do Distrito de Itapuã, ao Juan, do Grande Hotel Miramar, pela ótima hospedagem, e aos maravilhosos restaurantes Milord e Portobello, pelas refeições únicas, de alto nível. Agradecemos ainda a Juan José, por ter sido prestativo e simpático, e por ter feito os primeiros contatos na linda cidade de Encarnacion.

Próximo trecho 

Iremos em direção as famosas ruinas de Trinidad, patrimônio da humanidade tombada pela UNESCO, considerada por muitos como a mais bonita e impressionante de todas.

Imagens

jr.png

| | insta |

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.


Whatsapp
(48) 8453-0809

 

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

 

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.