Jornal Razão

Tijucas, terça-feira 21 de outubro 2014

publicidade

Novo pároco fala sobre a Festa do Divino

Nenhum comentário

07/06/2013 19:00

Tijucas

Os festejos acontecem neste final de semana e se estendem de hoje à segunda-feira

    Começa nesta sexta-feira, dia 08 junho, e se estende até a próxima segunda-feira, a mais tradicional festividade religiosa do Vale do Rio Tijucas e Costa Esmeralda: a Festa do Divino Espírito Santo, realizada pela Paróquia São Sebastião de Tijucas.
    A festa deste ano está sob a coordenação geral do nosso novo pároco, o Padre Elizandro Scarsi, que é natural de Itajaí e há quatro meses foi transferido da Ponte do Imaruí, em Palhoça, para assumir a paróquia de Tijucas. Padre Elizandro substitui Padre Gervásio Fuck, que comandou a paróquia de Tijucas durante oito anos e hoje exerce seu sacerdócio na capital do Estado, sendo o responsável pela comunidade do Monte Verde. Ao lado do Padre Elizandro está o padre Joselito Schmitt, designado recentemente para lhe dar apoio e dividir as inúmeras responsabilidades outorgadas pela arquidiocese.

O Jornal Razão conversou com o padre Elizandro, que nos prestou as seguintes informações:


Razão: O senhor já conhecia Tijucas antes de assumir a paróquia?
Pe. Elizadro: Só como visitante e de passagem pela região do Vale do Rio Tijucas e Costa Esmeralda. Mas não tinha conhecimento da caminhada da Paróquia São Sebastião, isso é, a organização pastoral da Paróquia.

Razão: Quais as suas primeiras impressões a respeito da comunidade católica que está sob os seus cuidados?
Pe. Elizadro: As mais positivas possíveis, o povo do Município de Tijucas é um povo muito acolhedor e afável. A gente consegue fazer amizade muito rápido com o povo daqui, é um povo que tem um carinho e respeito muito especial pelo Sacerdote.

Razão: O senhor já recebeu os preparativos para colocar a Festa do Divino em andamento, não é mesmo?
Pe. Elizadro: Nós temos uma equipe de colaboradores que já tem uma grande experiência na organização da festa. Mas, desde que cheguei na Paróquia começamos a conversar e decidir juntos quanto aos preparativos da Festa do Divino Espírito Santo desse ano de 2013.

Razão: O senhor conhece as festas do Divino realizadas em outras paróquias? São muito diferentes da nossa?
Pe. Elizadro: Sim, já conheço. Quando seminarista fazíamos estágio pastoral nas paróquias e, em três paróquias que trabalhei estagiando como seminarista, realizavam as festividades da Festa do Divino Espírito Santo. A primeira Paróquia dos Ingleses Norte da Ilha Florianópolis, depois Paróquia da Enseada do Brito Palhoça e na Paróquia de Garopaba.

Razão: O senhor pretende implantar alguma mudança em relação às edições anteriores da Festa do Divino?
Pe. Elizadro: No momento não, porque tenho comigo um princípio que primeiro a gente deve tomar conhecimento das coisas para depois propor uma mudança, se for necessário.

Razão: Seria possível nos falar a respeito da gastronomia da festa?
Pe. Elizadro: Churrasco, frango, lasanha, macarronada, arroz, saladas variadas, purê de aipim, salpicão, maionese, batata frita, pinhão, quentão, roseta interna no salão. No pátio haverá churros, espetinhos, cocada e outros

Razão: Além do Show Nacional da cantora Jannayna, que outras atrações artísticas teremos durante o evento?
Pe. Elizadro: No sábado teremos animando nossa festa o grupo Sanfona Maluca, no Domingo o grupo Jeferson e Thiago e na Segunda feira teremos dois grupos: Garotaço e Ivonir Machado. São nomes bem conhecidos do público e certamente darão mais brilho aos festejos.

Razão: Houve alguma medida especial no que tange a área de segurança?
Pe. Elizadro: Sim, solicitamos ao Sr. Delegado a colaboração para a segurança da nossa festa e ele nos garantiu que vai providenciar. Também sempre há a contratação de outros seguranças para fazerem juntamente com a polícia a segurança de nossa festa.

Razão: O senhor quer deixar um convite às comunidades vizinhas para participarem da Festa do Divino?
Pe. Elizadro: Aproveito esse memento para estender o convite para as Paróquias vizinhas Canelinha, São João Batista, Nova Trento, Major Gercino, Porto Belo, Bombinhas, Meia Praia, Itapema, Governador Celso Ramos e Biguaçu. A presença de vocês é muito importante em nossa Festa do Divino Espírito Santo, por isso contamos com a sua presença entre nós nesses dias para festejarmos juntos esse momento especial da nossa Paróquia e Cidade. Desde já obrigado pela presença de todos e todas. Fraternalmente Pe. Elizandro Scarsi Pároco da paróquia São Sebastião Tijucas.

 

Comentários

Deixe seu comentário

(Não será publicado)


publicidade