nas-redes.png

EDIÇÃO IMPRESSA

Sexta, 21 de dezembro

Capa
Capa

EDIÇÃO IMPRESSA


PEGADA ANIMAL

Vacinar os pets previne doenças mortais

11 Maio 2018 09:43:00

CUIDADO. Gatos também precisam ser imunizados

Por Tiago Procópio Machado

A vacinação é a melhor forma de proteger cães e gatos contra doenças infecciosas, causadas por vírus, bactérias e outros microrganismos. Manter as vacinas em dia é um ato de amor e cuidado, que faz toda a diferença para a saúde, bem-estar e qualidade de vida dos animais, assim como daqueles que convivem com eles.

Os programas de vacinação de cães estão baseados, na sua quase totalidade, na utilização das vacinas combinadas ou vacinações simultâneas, dependendo das indicações e compatibilidades.

A idade preferida para vacinação de filhotes contra a Cinomose e a Parvovirose canina é aquela em que os níveis de anticorpos maternos não interferem na resposta imunitária.

Em muitos casos esta idade está entre 6 a 9 semanas de idade. Recentes pesquisas, no entanto demonstram que alguns filhotes apresentam níveis baixos de anticorpos maternos a partir de 4 semanas de idade. O programa de vacinação normal com vacinas de alto título e baixa dosagem, começa com 6 semanas de idade e termina com 12 semanas de idade.

Em alguns casos especiais é necessário proteger filhotes a partir de 4 semanas de idade, por exemplo animais com baixos títulos de anticorpos maternos, animais expostos a alto risco e stress (animais em exposição, lojas, separação precoce da mãe, etc.), raças mais sensíveis a parvovirose (Rottweiler, Doberman, Labrador) e animais criados em locais aonde já ocorreram casos de parvovirose ou cinomose.

Revacinação de cães

É recomendada a revacinação anual contra cada valência. Outros esquemas de revacinação ficam à critério da avaliação feita pelo médico veterinário. Os cães também devem ser imunizados contra a Traqueobronquite infecciosa canina ("gripe canina").

É uma vacina viva modificada contendo vírus atenuado da Parainfluenza canina e cultura avirulenta viva de Bordetella bronchiseptica

Nobivac KC é indicada para a vacinação de cães saudáveis, para a prevenção da traqueobronquite infecciosa canina, tosse dos canis, ocasionada pelo vírus da Parainfluenza e pela B. bronchiseptica.

É necessária ainda, a aplicação da vacina antirrábica, que é obrigatoriamente realizada uma vez ao ano. O controle dessa doença, que é uma zoonose fatal.

A giardíase é uma infecção intestinal causada por um protozoário que pode ocorrer em qualquer fase da vida do animal. Existe a possibilidade de vacinar seu pet também contra a giárdia.

Vacina em gatos

Os gatos também precisam ser imunizados, maior parte dos calendários vacinais se inicia aos dois meses de idade.

A vacina quádrupla felina combate as doenças causadas pelos vírus da Rinotraqueíte, Calicivirose, Panleucopenia, Leucemia Felina e por Chlamydia psittaci.

Agora já existe a quíntupla felina que é indicada para a vacinação de gatos saudáveis, para auxiliar na prevenção de tumores linfoides causados pelo vírus da Leucemia felina (FeLV) e auxilia na prevenção de doenças associadas com a infecção pelo vírus. O gato também deve ser vacinado contra raiva anualmente.



As mais lidas do dia

jr.png

| | insta |

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.


Whatsapp
(48) 8453-0809

 

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

 

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.