nas-redes.png

EDIÇÃO IMPRESSA

Sexta, 17 de maio

Capa
Capa

EDIÇÃO IMPRESSA


Pegada Animal

Tratamento simultâneo para animais e humanos com Giardia canina

22 Agosto 2018 17:55:00

DIAGNÓSTICO. É obtido através do exame de fezes e existe o risco de infecção sem sintomatologia clínica, já que o ciclo de transmissão pode ser mantido no ambiente

A giardose está entre as infecções entéricas por protozoários mais comuns em cães. 

Eles são mais acometidos quando jovens ou vivendo em locais com maior adensamento populacional, como canis. Os cães adultos possuem maior resistência à infecção.

A principal espécie que acomete os animais domésticos é a Giardia duodenalis e tem transmissão pela rota fecal-oral. São protozoários com pouca especificidade de hospedeiros, podendo parasitar humanos, cães e gatos. 

Os cistos infectivos sobrevivem por mais tempo em ambientes úmidos ou na água. 

Existem muitos relatos da presença de cistos de giárdia em hortaliças para o consumo humano, contaminadas durante a irrigação com água contaminada.

Sinais clínicos

As giardioses em cães são assintomáticas. Em animais jovens ou com baixa imunidade ocorrem diarreia, comprometimento da digestão, da absorção de alimentos com consequente perda de peso e crescimento prejudicado, além da desidratação que pode resultar em morte. 

Os animais podem apresentar co-infecções com outros agentes infecciosos, agregando os sinais clínicos apresentados. Em sua maioria, as fezes de cães parasitados por Giardia são amarelas ou acinzentadas, fétidas, com consistência variando de pastosa a líquida e presença de muco. 

Medidas preventivas

A limpeza ambiental e o banho dos animais infectados é fundamental para o controle da parasitose, uma vez que os cistos permanecem viáveis no ambiente e na pelagem dos animais por semanas. Existe uma vacina para cães Giardia, cujo fabricante orienta aplicação em animais acima de 60 dias, em duas doses com intervalo entre 14 e 28 dias. Após a primeira dose e revacinação anual. 

Suplementação com probióticos é bem vinda. Atuam na manutenção da flora intestinal, reduzindo a taxa de infecção. 

Importante limpar comedouros e bebedouros. 

Produtos de limpeza a base de quaternário de amônio e hipoclorito de sódio são eficazes.






As mais lidas do dia

jr.png

| | insta |

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.


Whatsapp
(48) 8453-0809

 

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

 

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.