nas-redes.png

EDIÇÃO IMPRESSA

Sexta, 13 de setembro

Capa
Capa

EDIÇÃO IMPRESSA


PEGADA ANIMAL

Injeções e Comprimidos contra o cio das cadelas e gatas

COMPORTAMENTO. Os donos de animais se equivocam ao preferir anticoncepcionais a castração


O comportamento sexual dos animais no cio muitas vezes é desagradável para o proprietário. A presença de sangramento vaginal, manchas pelo chão, odores, latidos, atração de machos e marcação de território fazem com que os proprietários busquem uma solução para esse incômodo.

Tais medicamentos apresentam grande aceitação por serem de baixo custo e podem ser encontrados facilmente em casas de rações, agropecuárias e lojas do gênero sem prescrição do médico veterinário.

As injeções e comprimidos contra o cio são muito populares entre as pessoas quando essas não querem castrar suas cadelas e gatas, sem conhecimento sobre o assunto alguns tutores acham que esse tipo de solução é melhor para seu animal, pois o PET não precisará passar por um procedimento cirúrgico, porém o que poucos sabem, é que o uso de comprimidos ou injeções anticoncepcionais é altamente desaconselhável e perigoso podendo levar o animal a morte.

As injeções e comprimidos, infelizmente, não são alternativas aceitáveis o princípio ativo dos medicamentos anticoncepcionais é o Acetado de medroxiprogesterona um hormônio que inibe a ovulação e tem como objetivo suprimir o cio como um todo, desde a aceitação e desejo sexual, como o sangramento da cadela. A medicação realmente consegue isso, mas traz efeitos colaterais graves, como o aumento da formação de tumores de mama, o risco de infecção uterina e possui um tempo certo para ser aplicado, o que complica muito o uso do medicamento.

Estudos constatam que de 10 cadelas tratadas com anticoncepcionais, nove desenvolveram piometra (infecção de útero) que pode levar o animal a morte. As alterações uterinas também foram constatadas em gatas que usaram a medicação. Estes contraceptivos são substancias sintéticas denominadas de progestágenos. Dentre eles, o mais vendido é o Promone-E, largamente comercializado e utilizado no Brasil.

A própria bula do medicamento aponta as contraindicações; se os proprietários lessem os vários efeitos nocivos explícitos na bula, a maioria não aplicaria tal produto em suas mascotes. Como o medicamento é vendido sem receita, qualquer proprietário pode adquirir, sendo comum aplicar em qualquer período fora da fase adequada, aumentando ainda mais os efeitos maléficos deste hormônio.  

  • Efeitos nocivos dos anticoncepcionais:

Tumores de mama

Infecções e tumores uterinos

Tumores em ovários

Doenças endócrinas (como o hiperadrenocorticismo e diabetes mellitus)

Hiperplasia mamária

Morte fetal

  • A castração

É importante lembrar que, se por um lado o anticoncepcional aumenta a incidência de tumores nas fêmeas, a castração por sua vez diminui a incidência de tumor de mama, principalmente quando realizada nos primeiros anos de vida do animal, assim como previne quase todos os outros tumores e doenças relacionadas ao sistema reprodutor em cadelas e gatas.

A castração é um ato de amor?diga não aos anticoncepcionais





As mais lidas do dia

jr.png

| | insta |

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.


Whatsapp
(48) 8453-0809

 

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

 

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.