nas-redes.png

EDIÇÃO IMPRESSA

Sexta, 7 de dezembro

Capa
Capa

EDIÇÃO IMPRESSA


PEGADA ANIMAL

A síndrome urológica felina

09 Abril 2018 17:31:00

SINTOMATOLOGIA. Essa patologia causa problemas como a intensa frequência dos gatos em urinar

Dr. Vicente de Paula Lima Neto
É importante que os gatos bebam bastante água

A síndrome urológica felina é a inflamação da uretra devido a uma cistite ou uma uretrite. Seus principais sintomas são urinar frequente, fora do lugar de costume, com vestígios de sangue e, também, pode ocorrer uma obstrução total ou parcial da uretra do animal. Ela pode ser fatal para o gato caso ele não receba um tratamento específico. 

Fatores de risco

Idade: Como acontece com tantas outras doenças, as possibilidades desta síndrome surgir aumentam com a idade do gato. Quanto mais tempo de vida, mais probabilidades de desenvolver a doença.

Peso: A obesidade pode ser outro fator desencadeante.

Sexo: Embora seja verdade que a doença ocorre em ambos os sexos, mas por uma questão de anatomia ela é mais frequente no sexo masculino. Além disso, apresenta mais complicações.

Dieta: Uma vez que a inflamação é o resultado da presença de cristais na urina, a forma como alimentamos o nosso gato pode ser decisiva. É mais provável que os gatos que comem muita comida e que ingere pouco líquido sofram desta síndrome.

Como prevenir

Temos que fornecer uma boa dieta. Também é essencial ter um cuidado extremo no que tem a ver com higiene, sua caixa de areia deve ser limpa e nós temos que fazer um esforço para que ela se mantenha sempre higienizada. Não se esqueça que é necessário que os felinos urinem bastante e, por isso, é muito importante que eles bebam água com fartura.

Neste ponto, temos que enfatizar que um excesso de alcalinidade na urina tem um impacto direto no surgimento da síndrome urológica felina. As causas podem ser variadas, desde o tipo de alimento até a quantidade de infecções causadas pelas bactérias.


Lembramos que qualquer leitor ou internauta pode interagir, enviando sugestões de pauta ou perguntas para serem respondidas pela equipe PEGADA ANIMAL.

Participe através do (47) 9991 3797.


Vicente de Paula Lima Neto

Médico Veterinário

CRMV/SC 1987

(47) 9991 3797


As mais lidas do dia

jr.png

| | insta |

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.


Whatsapp
(48) 8453-0809

 

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

 

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.