nas-redes.png

EDIÇÃO IMPRESSA

Sexta, 13 de julho

Capa
Capa


GERAL

TIJUCAS: Ciclofaixa perde largura e gera reclamações

09 Julho 2018 13:14:00

Por Lorran François Barentin

A cidade de Amsterdã, na Holanda, é considerada a melhor do mundo para ciclistas. Apenas 20% da população daquela metrópole utiliza carro como principal meio de transporte. Hoje, mais de 40% dos deslocamentos no país são realizados por bicicletas, em comparação a 4% no Brasil.

Tijucas vem na contramão. O exemplo do país europeu serve para mostrar que "cidades inteligentes" tiram a vez do carro, grande emissor de poluição, dando preferência aos pedestres e ciclistas.

Andar de bicicleta para ir e voltar ao trabalho é a realidade de muitos moradores da cidade, que dividiram opiniões em relação a largura da ciclofaixa na avenida Bayer Filho, principal via de rolamento do município e que também concentra grande parte do comércio local.

"A largura aplicada nesse tapete vermelho, que está com a sua demarcação em contrassenso com o obvio, não está em satisfatória situação para ser chamado de ciclofaixa. Mal acomoda duas bicicletas lado a lado, ou seja, uma vindo e outra indo, ou em caso de uma ultrapassar a outra", pondera Jucelino Antenor Aguiar, usuário daquela dessa via. "No caso de um acidente provocado pelas dimensões da ciclofaixa, uma pessoa pode acabar caindo diretamente embaixo de um caminhão", acrescenta.

Decisões

No dia 12 de junho a Prefeitura Municipal decidiu corrigir a ciclofaixa, que até então se encontrava no lado direito da via. A mudança foi bem vista pela comunidade, até certo ponto, pois a largura foi reduzida drasticamente. "A ciclofaixa ficou estreita, dificultando duas bikes passarem uma pela outra em sentido contrário, o que pode provocar acidentes, pois os ciclistas acabam entrando na via dos veículos quando duas bikes se cruzam", afirma o ciclista Rodrigo Tatsch.

A decisão de reduzir a ciclofaixa foi tomada para possibilitar a criação de vagas de estacionamento nas laterais da avenida.

"Nosso objetivo com esta mudança era ampliar o número de vagas de estacionamento, porém, de forma ordenada e somente em locais onde há apenas o passeio", disse o prefeito Elói Mariano Rocha. A população ainda não tem unanimidade em relação ao caso, mas rever o formato desse cenário pode se tornar uma reivindicação coletiva dos cliclistas.

Uma única providência resolveria o problema: "a readequação do devido espaço às bicicletas, o que ajudará a reduzir a velocidade dos veículos e a incidência de acidentes", mas como a Prefeitura não tem uma Secretaria de Planejamento, não fica claro a quem sugerir a análise de simples medidas como esta. Com a palavra a Diretoria de Comunicação da Prefeitura.

As mais lidas do dia

jr.png

| | insta |

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.


Whatsapp
(48) 8453-0809

 

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

 

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.