nas-redes.png

EDIÇÃO IMPRESSA

Sexta, 9 de agosto

Capa
Capa

EDIÇÃO IMPRESSA


ENTREVISTA

Compre Fácil completa 18 anos

COMÉRCIO. Trajetória de sucesso impulsiona funcionários

Evandro e Adriano Ferreira Gomes são proprietários do Supermercado Compre Fácil e completaram 18 anos de serviços prestados na cidade.

Especialmente para o Jornal Razão, eles responderam algumas perguntas sobre a história do tradicional comércio, acompanhe: 

Vocês são naturais de onde?

Adriano: Somos de São José dos Cedros, oeste de Santa Catarina. Com 16 anos sai de casa e vim trabalhar em Itapema.

Evandro: Vim para o litoral com 15 anos de idade para trabalhar com meu tio nos Supermercados Osmari, em Itapema. Um ano depois veio meu irmão Adriano.

Há quanto tempo moram aqui em Tijucas?

Evandro: Estamos em Tijucas há 18 anos. Chegamos aqui no ano 2000.

Como surgiu a ideia de montar um supermercado?

Evandro: Estávamos procurando uma opção em negócio próprio e por indicação de um tio nosso (Osmari, que em primeiro momento foi nosso sócio) acabamos descobrindo este ponto comercial (antigo Supermercado Lucas) em Tijucas e a gente gostou, entramos num consenso e abrimos negócio aqui.

Quais foram os desafios enfrentados no começo?

Evandro: No primeiro momento o nosso principal desafio foi reconquistar um ponto comercial que a princípio estava com a imagem um pouco desgastada. A partir daí, a gente priorizou realmente o atendimento com qualidade, o produto que o nosso cliente buscava e a gente não pensou no primeiro momento em resultado, pensamos em fidelizar o cliente. No começo nós morávamos no depósito do supermercado, enfim almoçava, dormia... tudo diretamente no supermercado. Nossa vida era o supermercado.

Adriano: A partir daí começamos o trabalho, nós mesmos trabalhávamos também nos setores, fazíamos todas as funções, convivia no supermercado mesmo, nos fundos. Enfim, todo o trabalho era prestado por nós e mais três funcionários. Era um grande desafio, mas a vontade de ter um comércio próprio era imensa, a gente não sentiu tanto. Pra nós era uma novidade, abraçamos aquilo com muita vontade e demos sequência no trabalho e deu certo!

Alguém ajudou vocês?

Evandro: Podemos destacar o suporte da nossa mãe, que mesmo morando distante nos ajudava. Orientando e no vestuário, isso também ajudou bastante. Na verdade, um negócio é feito por um conjunto de pessoas que se envolvem. Desde os nossos primeiros colaboradores até a estrutura de família, fornecedores. Pessoas que acreditaram na gente!

Adriano: Nós tivemos vários parceiros comerciais e eu destaco o Osmari, que era nosso sócio, que logo depois nós compramos a parte dele e mesmo assim ele nos orientou, dando instruções diretas até a gente alinhar o caminho correto pra realmente ser supermercadista.

Como ficou a divisão de tarefas?

Evandro: Quando nós trabalhávamos como funcionários em Itapema, eu sempre trabalhei na frente do supermercado, como frente de caixa, atendimento ao cliente, cadastro, mas a parte administrativa, eu acabei fazendo.

Adriano: Eu fiquei com a parte de açougue, padaria, entrega e depósito. Eu fiquei responsável pela parte funcional, assim como desempenhava no Osmari, pois viemos adaptados e como fazíamos lá, decidimos continuar aqui.

Quantos anos o Compre Fácil tem?

Evandro: Completamos 18 anos de empresa. Nós inauguramos o mercado dia 12 de março de 2000. Ficamos cinco anos (2000-2005) localizados na Rua Geraldo Rebelo, antigo Supermercado Lucas. Depois adquirimos um terreno na Avenida Bayer Filho e construímos onde é o atual supermercado. De 2005 a 2007 teve certa instabilidade, porque era um ano novo pra nós, um mercado maior, mas as coisas foram tomando seu rumo, conseguimos estabilidade, conseguimos um número muito maior de clientes (felizmente) e isso deu sustentação para o nosso negócio. Desde o estacionamento, a melhoria dos equipamentos, nós nunca paramos de melhorar, tudo que a gente via como necessário para melhorar e pra dar competitividade, nós mudávamos.

Adriano: A fidelização não foi só de clientes, mas também de funcionários. Temos um que está conosco desde o começo.

O que torna vocês diferentes dos outros supermercados? Qual o diferencial de vocês?

Evandro: Nosso principal diferencial é o atendimento personalizado. No entanto, podemos destacar também nosso açougue que tem reposição de carnes diariamente, ou seja, temos carnes sempre fresquinhas com nosso fornecedor parceiro (Frigorífero Geraldo, bastante conhecido em Tijucas), nos últimos dois anos investimos na melhora do setor de padaria, com produtos de qualidade e com uma variedade maior. Também lembro da entrega, que é um serviço gratuito oferecido pelo Compre Fácil, estacionamento coberto e repito, a nossa preocupação em atender o nosso cliente de forma única e de muita qualidade.

Adriano: Nosso açougue recebe carnes frescas e nós personalizamos a carne a pedido do cliente. Então, nós embalamos na hora para o cliente, conforme o gosto de cada um. Isso pra mim também é um diferencial.

No seu ponto de vista, o que a infraestrutura pode proporcionar para a melhoria do trabalho e no aumento das vendas?

Evandro: Eu penso que a infraestrutura é fundamental para a produtividade, se falar hoje que ter uma internet boa, ter um gerador numa possível queda de energia faz com que a sua equipe seja produtiva e principalmente com que a gente possa atender o cliente no horário pré-estabelecido e não deixar que um problema nosso atrapalhe a agenda do cliente. Ele saia daqui pra ir a outra loja por falta de estrutura da gente. Isso também fideliza nossos clientes, porque eles sabem que faremos de tudo para melhor os atender.

Vocês entendem que a empresa é como segunda família, já que seus funcionários passam mais tempo no trabalho que em casa?

Evandro: Desde a contratação nós procuramos empregar boas pessoas e a partir daí, com o treinamento adequado, formar bons profissionais. Nós temos hoje uma equipe extraordinária que realmente quer trabalhar e acreditam nas nossas ideias. Nós agradecemos aos nossos colaboradores mais antigos pela parceria, em especial o Jedson Antunes, que trabalha com a gente há 18 anos. Na verdade, o produto é similar pra todo mundo, mas as pessoas são fundamentais e eu acredito que elas sim podem fazer a diferença.

Adriano: Isso é uma particularidade do Compre Fácil, pois na medida do possível procuramos auxiliar nossos funcionários quando eles precisam. Somos parceiros e amigos e quando podemos, ajudamos de alguma maneira. Essa questão que ultrapassa o profissional dá mais segurança para o colaborador e pra nós também, pois é uma troca interessante.

Qual a importância do plano de carreira para vocês? O funcionário pode ser moldado?

Evandro: Procuramos ser claros com a possibilidade de crescimento dentro da empresa, antes de mais nada, ele tem que desenvolver um bom trabalho na primeira função que for lhe delegada. Caso surja outra oportunidade em outro setor que a gente perceba a habilidade da pessoa, a gente procura promover e olhar sempre primeiramente os funcionários que estão com a gente, antes de procurar fora. Procuramos valorizar quem já trabalha com a gente a proporcionar oportunidades de crescimento profissional. Só destacando que muitos de nossos líderes de setores começaram como empacotadores, com uma função mais básica, mas não menos importante.

Adriano: Gostaria de destacar nosso mais novo gerente que era repositor e em função do bom trabalho que ele vinha prestando, passou a ser gerente e agora está buscando fazer cursos, buscando mais conhecimento para poder oferecer ao ambiente um bom atendimento e alegria no supermercado.

Quantos funcionários vocês têm?

Evandro: Atualmente estamos com 52 funcionários distribuídos em todos os setores do supermercado (18 na frente de caixa; 3 entrega, 7 reposição, 7 açougue e 5 na padaria, além do setor administrativo). Todo mundo acha interessante ter uma certa estabilidade, isso se conquista com o trabalho permanente, mas pra gente também é interessante saber que tem funcionários com experiência como líder de setor, pois sabemos que está bem coordenado. Acho que é uma relação ganha-ganha.

Quais são seus planos para o futuro?

Evandro: Nós iniciamos uma reforma em 2014 e pretendemos concluir totalmente a obra. Só pra citar algumas melhorias, o mercado foi totalmente refeito, desde o piso, equipamentos, estacionamento, parte de escritório, hoje nosso depósito tem mais espaço e a gente sempre tenta se manter atualizado e não é por acaso que estamos há tanto tempo no segmento.






As mais lidas do dia

jr.png

| | insta |

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.


Whatsapp
(48) 8453-0809

 

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

 

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.