nas-redes.png

EDIÇÃO IMPRESSA

Sexta, 19 de fevereiro

Capa
Capa

EDIÇÃO IMPRESSA


CAPITAL DO VALE

Embarcações já são construídas em Tijucas

12 Fevereiro 2019 15:43:00

Embarcações de recreio já são construídas no Sul do Rio

ECONOMIA. Não é só mais a privilegiada localização geográfica que conta pontos

À frente da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo desde 2015, Jean Carlos de Sieno dos Santos (Jean do Nico), vem realizando um trabalho de excelência junto à Administração Municipal. O membro do primeiro escalão da gestão do professor Elói Mariano Rocha é técnico em Contabilidade, bacharel em Direito, especialista em Gestão Pública (MBA), pós-graduado em Gestão de Pessoas e MBA em Coaching Empresarial, além de ser o responsável pelo processo de pulverização de mercado no município. Jean também é um dos interlocutores da Prefeitura no processo de implantação de um projeto arrojado e de vultuosa monta, o Polo Náutico de Tijucas, transformando a realidade socioeconômica da região. O secretário Jean conta um pouco sobre suas atividades à frente dessa tão importante pasta da administração. Em uma breve conversa com a nossa reportagem, o secretário Jean ponderou sobre as ações que vem desenvolvendo em favor do progresso da cidade:

Razão: Qual a principal missão hoje da sua Secretaria? 

Jean: A Secretaria é responsável pela captação, atendimento e suporte às novas empresas que estão chegando ao município, além de buscar alternativas e oferecer suporte para as que já estão aqui instaladas.

Razão: Isso demanda trabalho paralelo às prerrogativas e competências da Prefeitura?

Jean: Como não poderia deixar de ser, auxiliamos nas demandas junto à Administração Municipal, Secretaria da Fazenda do Estado, JUCESC e fomentamos parcerias entre empresários e empresas através de rodadas de negócios - B2B - em nossa sede. Somos também responsáveis pelo SINE (Sistema Nacional de Emprego).

Razão: Essas incumbências dinamizam o serviço do SINE?

Jean: O Serviço Nacional de Empregos (SINE) também é de nossa responsabilidade. O cidadão pode diariamente encontrar um leque gigante de oportunidades de emprego, além de poder participar dos cursos de capacitação para o mercado de trabalho.

O otimismo do secretário Jean é contagiante

Razão: O que vem a ser o processo de pulverização de mercado?

Jean: Em 2015, quando o Brasil passava por um período de recessão, Tijucas teve uma grande baixa em sua arrecadação e tinha 51% da geração de emprego e renda vinculados à apenas dois segmentos de mercado - o que não é nada salutar para qualquer município -, pois aí teríamos a antiga teoria de se colocar todos os ovos em uma única cesta.

Razão: Qual foi a principal orientação do prefeito Eloi no início do seu governo?  

Jean: Ampliar o leque de possibilidades econômicas, o que fragmentou expressivamente os nichos de mercado.

A Administração Municipal, além de aumentar as oportunidades de emprego, possibilitou a recuperação da arrecadação no município, dando-se mais visibilidade à cidade, entre outros benefícios. O quadro anterior já foi revertido e hoje temos 73% do mercado pulverizado nos mais diversos segmentos econômicos, tornando o município cada dia mais sustentável.

Razão: Como funciona esse processo de captação de empresas?

Jean: Nos primeiros dois anos fizemos um trabalho proativo, visitando empresas. Como a maioria delas eram de fora do Estado, isso só foi possível graças ao grande apoio do SEBRAE, através do engenheiro Sérgio Cardoso, o Coisa Querida que viabilizou um levantamento de oportunidades, facilitando o entendimento dos potenciais grupos de empreendedores que poderiam ter interesse em Tijucas.

Razão: Que resultados o Sebrae ajudou a cidade a colher?

Jean: Construímos uma rede gigante de network junto às empresas, empresários e autarquias dos mais diversos nichos e segmentos de mercado. Hoje estamos na fase reativa, em que as empresas aqui instaladas nos passam informações sobre outros possíveis empreendimentos que procuram por uma cidade com tantos atrativos como Tijucas.

Razão: Que atrativos seriam esses?

Jean: Valorização da vocação natural do município - quando se trata da Náutica, temos uma grande extensão de rio e mar a ser explorada pelo setor, que já se mostra promissor. Prova disso são empresas como a Marine Express (a maior importadora de produtos Náuticos do Brasil), a Cruiser Racer Motores Náuticos (que optou por Tijucas para estabelecer suas bases), a Top Line Estaleiro (que já está produzindo barcos de 27.5 até 58 pés) e uma série de condomínios e marinas (alguns se encontram em fase de aprovação e outros já estão na fase de vendas);

1- Logística privilegiada. Uma vez que Tijucas se encontra na artéria central (BR-101) de negócios e distribuição do Estado, entre portos e aeroportos, o que torna muito eficiente a logística e diminui os custos operacionais;

2- Baixo custo operacional. Temos um dos menores valores em metros quadrados da região, seja para aquisição de terrenos, compra ou aluguel de galpões, além de mão de obra com valores atrativos. Quando falamos em galpões, estamos preparados para recepcionar empresas de médio e grande porte que procuram por edificações, acima de 2.000m2. Dispomos dessas oportunidades no Centro Empresarial Santa Luzia e no Centro Industrial e Logístico LUSFRAMA e Complexo Tijucas Condomínio Industrial e Logístico com galpões de 5.000m2 e 10.000m2 (localizado no bairro Sul do Rio), além de um novo empreendimento denominado Condomínio Empresarial Arnaldo Peixoto, que deve iniciar a fase de infraestrutura neste ano, reforçando a tônica da logística em nosso município;

3- Suporte administrativo individualizado. As empresas contam suporte desde a abertura até a contratação dos seus funcionários e ainda fazemos o levantamento de oportunidades, caso precise de incentivos fiscais do Governo do Estado, locação de imóveis ou terraplanagem, entre outras possíveis demandas;

4- Celeridade dos atos administrativos. Com relação a outras cidades do Estado, o tempo de resposta na abertura de empresas é ímpar. Ao invés de 100 dias como em outros lugares, em Tijucas o processo pode acontecer em até 72 horas; 

5- Plano diretor. O nosso está adaptado à realidade do Náutico e se adequando ao futuro da verticalização da cidade, o que atrai investidores dos mais diversos segmentos. Além da Náutica, já consolidada, grandes construtoras e redes de hotéis sondam a Secretaria e estão no aguardo das aprovações do novo plano diretor para trazerem novos empreendimentos. 

Razão: Que ramos empresariais procuram Tijucas?

Jean: De médio e grande porte, que procuram por uma logística privilegiada e outros benefícios, como já citamos anteriormente, e que estão em outros Estados como Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Seus mercados estão no sul do Brasil. São ótimas as expectativas de abrigarmos empresas como Azul Transporte Aéreo, Taklog Logística, Hoff Recapadora, Central Estadual de Distribuição de Pneus Bridgestone (RS), ITS Transportadora do Paraná e Alumix de São Paulo.

Este galpão abrigará o grupo Hoff (Bridgston Pneus)

Razão: A estrutura do SINE está preparada para tudo isso?

Jean: Temos profissionais qualificados, a maioria de nível superior ou pós graduação, e outros estão em formação acadêmica. Temos uma média de 1.600 a 2.000 atendimentos ao mês, divididos entre seguro desemprego, carteira de trabalho e encaminhamento para o mercado de trabalho. Em 2018 ficamos entre as cidades que mais gerou empregos formais no Estado, segundo os dados oficiais do CAGED. Temos hoje uma média de 40 vagas de emprego rotativas semanalmente, um banco Caça Talentos que otimiza a contratação dos funcionários e possibilita ao empresário fazer as entrevistas em nossa base somente com os perfis por ele procurados. Temos ainda um canal de comunicação nas redes sociais - SINE TIJUCAS - onde o munícipe pode acompanhar todas as vagas que são disponibilizadas diariamente nesse sistema, além de um contato via whatsapp, que facilita a vida do munícipe que recebe quase em tempo real todas as novas vagas ou no de empresas locais que não anunciam no SINE. Whatsapp 48/ 99629 0191.

Razão: Sobre os cursos de capacitação, alguma previsão para novos cursos?

Jean: Alguns cursos serão oferecidos em parceria com o SENAI e estão previstos para este ano a partir da segunda quinzena do mês de março. Serão cursos para área de vendas, atendimento ao cliente, almoxarifado, estoquista e conferente. Teremos também algo mais especifico voltado ao seguimento de industrias do plástico (os moldes da capacitação ainda serão definidos). Os cursos devem ser anunciados na primeira quinzena de março e os interessados devem estar atentos ao portal SINE TIJUCAS, no Facebook, e no grupo do whatsapp da SINCOTUR, número 48/ 99629-0191, onde serão repassadas todas as informações a respeito das capacitações.

Razão: Que mensagem você deixa para os nossos leitores?

Jean: A cidade está crescendo como nunca, as empresas estão chegando e se faz urgente a qualificação da mão de obra para atender aos novos mercados. É imprescindível a conclusão do Ensino Médio. As empresas estão cada dia mais seletivas e isso vem sendo exigido como qualificação mínima para o mercado de trabalho. Agradeço a todas as pessoas, empresas e empresários que acreditaram na seriedade, compromisso e proatividade do nosso trabalho. Agora podem ver os frutos de tudo que produzimos transformando nossa cidade em um lugar mais resiliente e sustentável.

Em especial agradeço ao prefeito Elói pela oportunidade de estar novamente à frente da Sincotur (Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo), ao apoio incondicional e suporte que nos tem dado nas ações da Secretaria, seja na recepção aos empresários, na celeridade dos atos administrativos, no intercâmbio com outras pastas da administração e que, ainda, sempre que possível, nos acompanha em visitas às empresas, reforçando a credibilidade da Secretaria frente aos empresários. Por fim, gostaria de deixar uma frase para reflexão: "Os bons gestores se realizam orquestrando o trabalho de sua equipe, desenvolvendo novas estratégias de gestão, influenciando positivamente o ambiente de trabalho, transformando colaboradores em líderes e esforço em resultados". 




As mais lidas do dia

jr.png

| | insta |

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.


Whatsapp
(48) 8453-0809

 

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

 

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.