nas-redes.png

EDIÇÃO IMPRESSA

Sexta, 3 de Julho

Capa
Capa

EDIÇÃO IMPRESSA


A benfeitora e o poeta

Registro de 1938: a formatura de Normalistas Primários do Grupo Escolar Cruz e Souza

Para festejar os 160 anos de Tijucas, tiramos do baú um registro de 1938: a formatura de Normalistas Primários do Grupo Escolar Cruz e Souza. Entre os formandos, a maioria tijuquenses de famílias tradicionais, estão também alguns de São João Batista e Major Gercino. Vale a pena lançar mão de uma lupa para ler seus nomes sob cada foto.

A benfeitora, uma italiana

A paraninfa da turma foi Francisca Angeli Gallotti, italiana que chegou em Tijucas com sete anos de idade e se tornou figura conhecida e respeitada pelo povo tijuquense. Casada com o viúvo Benjamin Gallotti, 20 anos mais velho do que ela, criou quatro enteados e teve mais 10 filhos. Muito inteligente, falava e escrevia com perfeição em português e italiano.

Muito solidária, Dona Chiquinha participava de todos os eventos da cidade, visitava doentes e acompanhava enterros. Ela não perdia as sessões de cinema e as peças de teatro que chegavam a Tijucas. Costumava liberar terrenos de sua propriedade para a armação de lonas de circos. Em troca, pedia que autorizassem a entrada gratuita das crianças que não podiam pagar.

O Poeta, filho de escravos   

O importante poeta brasileiro João da Cruz e Sousa, que dá nome ao Grupo até hoje existente em Tijucas, nasceu em 24 de novembro de 1861, em Florianópolis e era filho de Guilherme da Cruz e Carolina Eva da Conceição, dois escravos alforriados.

Desde cedo, mostrou interesse pelas artes, língua e literatura. Foi redator e depois diretor no jornal abolicionista "Tribuna Popular". Sofreu discriminação racial, quando foi proibido de assumir o cargo de promotor público em Laguna.

Mais tarde mudou-se para o Rio de Janeiro, colaborando para o jornal "Folha Popular" e as revistas "Ilustrada" e "Novidades". Em suas publicações, abordava com frequência o tema do racismo e do preconceito racial.



As mais lidas do dia

jr.png

| | insta |

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.


Whatsapp
(48) 8453-0809

 

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

 

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.