nas-redes.png

EDIÇÃO IMPRESSA

Sexta, 19 de abril

Capa
Capa

EDIÇÃO IMPRESSA


Drone JR: Cachoeira do Amâncio em Biguaçu

31 Janeiro 2018 20:58:00

A junção de relevo montanhoso, vegetação de Mata Atlântica e rica hidrografia resulta em um cenário de belezas naturais repletas de cachoeiras e quedas d?água próprias para banho. Além disso, animais silvestres raros podem ser encontrados e apreciados

Lorran Barentin

Há muito tempo a comunidade regional procura as revigorantes águas do Amâncio, região mais preservada do município de Biguaçu e parte de uma Área de Preservação Permanente. A junção de relevo montanhoso, vegetação de Mata Atlântica e rica hidrografia resulta em um cenário de belezas naturais repletas de cachoeiras e quedas d’água próprias para banho. Além disso, animais silvestres raros podem ser encontrados e apreciados pelos visitantes.

Na época do descobrimento os colonizadores europeus cismavam com uma situação bastante peculiar: nos períodos quentes os índios guaranis percorriam uma trilha que saía dos descampados e conduziam a uma área de morros que eles próprios chamavam de “sooro-a-caaba”. Na linguagem dos silvícolas aquele local era identificado como a “Casa da Onça”. Por se tratar de um suposto lugar perigoso eles não compreendiam como os indígenas subiam aquelas montanhas sem o menor temor.

Com o passar do tempo os portugueses e açorianos entenderam que os verdadeiros donos da terra tinham a Sorocaba como um santuário. Caminhavam por despenhadeiros hoje chamados de Amaral e subiam até um ponto que posteriormente passou a ser identificado como Amâncio. O objetivo era nadar, brincar e se refrescarem nas águas que desciam da montanha até a planície como se fosse um verdadeiro parque de diversões.

Para alcançar a Sorocaba é necessário tomar a estrada que liga Biguaçu e Tijucas. Quem vem do Sul entra na Sorocaba de Fora, atravessa Sorocaba do Sul e sobe a montanha em direção ao Amâncio. Quem vai de Tijucas atravessa o Timbé, entra na estrada da Massanganha e depois prossegue pelo mesmo caminho após cortar a Sorocaba do Sul.



As mais lidas do dia

jr.png

| | insta |

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.


Whatsapp
(48) 8453-0809

 

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

 

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.